SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.2General situation and perspectives of Chagas disease in Northeastern Region, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VINHAES, Márcio C.  and  DIAS, João Carlos Pinto. Doença de Chagas no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, suppl.2, pp. S7-S12. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000800002.

Sumariam-se os dados da Fundação Nacional de Saúde (FNS) sobre o estado atual dos vetores da doença de Chagas no Brasil, verificando-se que após vinte anos de controle químico continuado houve franca redução dos índices triatomínico-tripanosômicos, particularmente para espécies como Triatoma infestans e Panstrongylus megistus. Em paralelo, dados de sorologia escolar, de internações e de mortalidade pela doença indicam descenso nas taxas de incidência e impacto médico social da protozoose, restando áreas mais preocupantes, como o Nordeste e resíduos de T. infestans. Impõe-se urgente uma vigilância epidemiológica efetiva, a ser realizada por estados e municípios ante o processo de descentralização da FNS.

Keywords : Doença de Chagas; Triatominae; Insetos Vetores; Controle de Vetores; Prevenção e Controle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese