SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.2General situation and perspectives of Chagas disease in Northeastern Region, BrazilEpidemiological surveillance of Chagas disease author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVEIRA, Antonio Carlos. Situação do controle da transmissão vetorial da doença de Chagas nas Américas. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, suppl.2, pp. S35-S42. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000800004.

Este trabalho identifica e descreve distintas situações do ponto de vista epidemiológico em relação à transmissão natural da doença de Chagas no continente. A importância relativa das principais espécies de vetor na veiculação da doença e o nível de controle que se pode pretender em cada caso são examinados. Apresentam-se as estimativas existentes no que concerne à população sob risco, bem como ao número de casos de infecção e de doença crônica. Por fim discutem-se as perspectivas do controle, com base nos resultados obtidos e que podem ser colhidos com a introdução de espécies ­ como Triatoma infestans, no Cone Sul, e Rhodnius prolixus, em parte da América Central ­ e com as demais espécies, autóctones das áreas onde são encontradas. Além disso, questiona-se o papel que os demais mecanismos de transmissão poderão representar na manutenção da endemia chagásica.

Keywords : Doença de Chagas; Triatominae; Insetos Vetores; Controle de Vetores; Prevenção e Controle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese