SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.2Peridomiciliary changes and implications for Triatoma brasiliensis controlBiosystematics and evolution of the Triatominae author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PANZERA, Francisco et al. Homogeneidade cromossômica em populações de Triatoma brasiliensis Neiva 1911 (Hemiptera - Reduviidae - Triatominae). Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, suppl.2, pp. S83-S88. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000800009.

Vários autores têm reportado a ocorrência de quatro padrões cromáticos e diferentes padrões morfológicos, genéticos e ecológicos de Triatoma brasiliensis no semi-árido nordestino do Brasil, região onde é o mais importante vetor da doença de Chagas. Para verificar diferenças citogenéticas nessas populações, foram analisados seus cariótipos e o comportamento cromossomial durante o processo meiótico em exemplares machos. Observou-se que o T. brasiliensis mostra características cromossômicas distintas e específicas entre as quatro populações, diferindo daquelas observadas em outras espécies de triatomíneos. No entanto, diferenças citogenéticas não foram observadas entre as quatro populações de T. brasiliensis, o que poderia indicar que as referidas populações ainda se encontram em uma etapa inicial do processo de diferenciação, ainda não envolvendo a organização cromossomial.

Keywords : Doença de Chagas; Triatominae; Triatoma brasiliensis; Citogenética; Cariotipagem.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English