SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.2Peridomiciliary changes and implications for Triatoma brasiliensis controlBiosystematics and evolution of the Triatominae author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

PANZERA, Francisco et al. Homogeneidade cromossômica em populações de Triatoma brasiliensis Neiva 1911 (Hemiptera - Reduviidae - Triatominae). Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, suppl.2, pp. S83-S88. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000800009.

Vários autores têm reportado a ocorrência de quatro padrões cromáticos e diferentes padrões morfológicos, genéticos e ecológicos de Triatoma brasiliensis no semi-árido nordestino do Brasil, região onde é o mais importante vetor da doença de Chagas. Para verificar diferenças citogenéticas nessas populações, foram analisados seus cariótipos e o comportamento cromossomial durante o processo meiótico em exemplares machos. Observou-se que o T. brasiliensis mostra características cromossômicas distintas e específicas entre as quatro populações, diferindo daquelas observadas em outras espécies de triatomíneos. No entanto, diferenças citogenéticas não foram observadas entre as quatro populações de T. brasiliensis, o que poderia indicar que as referidas populações ainda se encontram em uma etapa inicial do processo de diferenciação, ainda não envolvendo a organização cromossomial.

Keywords : Doença de Chagas; Triatominae; Triatoma brasiliensis; Citogenética; Cariotipagem.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )