SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Asbestos and disease: state-of-the-art review and a rationale for urgent change in current Brazilian policyHealth policy polarisation in Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

POSSAS, Cristina de Albuquerque. Saúde no ecossistema social: enfrentando a complexidade e a emergência de doenças infecciosas. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.1, pp.31-41. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000100003.

A emergência e reemergência de doenças infecciosas e sua rápida disseminação em escala global estão desafiando os sistemas nacionais de saúde, em particular nos países em desenvolvimento afetados pela pobreza extrema e pela degradação ambiental. As expectativas de que novas vacinas e medicamentos e a vigilância global contribuiriam para impedir essas tendências têm sido até aqui frustradas pela complexidade da transição epidemiológica, em que pese às perspectivas promissoras da biologia molecular e da engenharia genética. Esse impasse levanta questões cruciais relacionadas às estruturas conceituais que embasam a definição de prioridades, a antecipação de riscos e a transferência dos resultados da ciência e da tecnologia para a sociedade. Este artigo discute essas questões e as limitações das ciências sociais e econômicas, de um lado, e da ecologia, de outro, como principais referências teóricas das ciências da saúde, para enfrentar sozinhas a complexidade desses cenários. A tensão entre esses paradigmas historicamente dissociados é discutida, e uma abordagem transdisciplinar é proposta - ecossistema social e saúde -, incorporando essas distintas perspectivas em um referencial teórico abrangente.

Keywords : Ecossistema; Doenças Infecciosas; Saúde Mundial; Ecologia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )