SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Asbestos and disease: state-of-the-art review and a rationale for urgent change in current Brazilian policyHealth policy polarisation in Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

POSSAS, Cristina de Albuquerque. Saúde no ecossistema social: enfrentando a complexidade e a emergência de doenças infecciosas. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.1, pp. 31-41. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000100003.

A emergência e reemergência de doenças infecciosas e sua rápida disseminação em escala global estão desafiando os sistemas nacionais de saúde, em particular nos países em desenvolvimento afetados pela pobreza extrema e pela degradação ambiental. As expectativas de que novas vacinas e medicamentos e a vigilância global contribuiriam para impedir essas tendências têm sido até aqui frustradas pela complexidade da transição epidemiológica, em que pese às perspectivas promissoras da biologia molecular e da engenharia genética. Esse impasse levanta questões cruciais relacionadas às estruturas conceituais que embasam a definição de prioridades, a antecipação de riscos e a transferência dos resultados da ciência e da tecnologia para a sociedade. Este artigo discute essas questões e as limitações das ciências sociais e econômicas, de um lado, e da ecologia, de outro, como principais referências teóricas das ciências da saúde, para enfrentar sozinhas a complexidade desses cenários. A tensão entre esses paradigmas historicamente dissociados é discutida, e uma abordagem transdisciplinar é proposta - ecossistema social e saúde -, incorporando essas distintas perspectivas em um referencial teórico abrangente.

Keywords : Ecossistema; Doenças Infecciosas; Saúde Mundial; Ecologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English