SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Morbidity among job applicants in Greater Metropolitan Salvador, Bahia, BrazilPrenatal care at the primary health care level: an assessment of the structure and process author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FREITAS, Carlos Machado de; SOUZA, Carlos Augusto Vaz de; MACHADO, Jorge Mesquita Huet  and  PORTO, Marcelo Firpo de Souza. Acidentes de trabalho em plataformas de petróleo da Bacia de Campos, Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.1, pp. 117-130. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000100012.

Nas plataformas de petróleo, sistemas complexos em termos de tecnologia e organização do trabalho, as condições de trabalho são perigosas, resultando em acidentes de trabalho e, por vezes, em verdadeiras catástrofes. Este artigo resulta da investigação de acidentes de trabalho nas plataformas de petróleo da Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro. Teve como objetivo inicial fornecer subsídios para que representantes dos trabalhadores e instituições públicas pudessem ter elementos técnicos para aprofundar no futuro as investigações e desenvolverem estratégias de controle e prevenção de acidentes. A metodologia de investigação procurou ampliar a análise para além das causas imediatas dos acidentes, visando caracterizar falhas subjacentes de natureza organizacional e gerencial, ou mesmo condicionantes macroestruturais. Os resultados apontam tanto para o agravamento das condições de segurança, como para a necessidade imediata de os órgãos públicos envolvidos na vigilância em saúde do trabalhador e das empresas de exploração do petróleo mudarem suas técnicas de investigação de acidentes de modo a permitir estratégias de controle e prevenção mais amplas no seu escopo e impacto.

Keywords : Acidentes do Trabalho; Saúde Ocupacional; Petróleo; Prevenção de Acidentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese