SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Work-related accidents on offshore oil drilling platforms in the Campos Basin, Rio de Janeiro, BrazilStillbirth as a perinatal health indicator author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVEIRA, Denise Silva da; SANTOS, Iná Silva dos  and  COSTA, Juvenal Soares Dias da. Atenção pré-natal na rede básica: uma avaliação da estrutura e do processo. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.1, pp. 131-139. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000100013.

Realizou-se estudo transversal descritivo e auditoria de registros médicos para avaliar a estrutura e o processo de atendimento pré-natal nas unidades de atenção primária à saúde em Pelotas, Sul do Brasil. Para a investigação da estrutura, foram incluídas todas as 31 unidades da zona urbana. No estudo do processo revisou-se os registros de pré-natal das mães com data provável de parto nos 6 meses anteriores ao início do trabalho de campo, num total de 839 formulários. A estrutura foi considerada precária (70% da ideal), principalmente devido a deficiências da planta física. Quanto ao processo, observaram-se uma baixa cobertura (53%) e média de consultas de 5,3. O pré-natal foi adequado em somente 37% dos registros (Índice de Kessner). Adicionando-se exames laboratoriais e procedimentos da consulta como critérios complementares, 31% e 5% dos registros foram considerados adequados, respectivamente. De um modo geral, a qualidade do cuidado pré-natal oferecido foi precária. Mecanismos que aumentem a aderência das equipes de saúde aos procedimentos e à lógica do programa, necessitam ser desenvolvidos.

Keywords : Cuidado Pré-Natal; Hospitalização; Criança Hospitalizada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese