SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1RSI: object and pretext for constructing the field of Workers' HealthPolicy-making tiers and the decision-making process in the Unified Health System (SUS) in the State of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PERES, Marco Aurélio; TRAEBERT, Jefferson  and  MARCENES, Wagner. Calibração de examinadores para estudos epidemiológicos de cárie dentária. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.1, pp.153-159. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000100016.

O objetivo do estudo foi descrever um exercício de calibração de examinadores para estudos epidemiológicos de cárie dentária, comparando os testes estatísticos que medem acurácia e reprodutibilidade. Oito cirurgiões-dentistas examinaram independentemente 17 escolares de 12 anos de idade, utilizando os códigos e critérios propostos pela Organização Mundial da Saúde em 1997. Calculou-se o índice CPO-D médio, as taxas de concordância e o teste kappa considerando os dentes no seu conjunto e dente a dente para cada um dos examinadores comparando-os com o examinador padrão. As taxas de concordância e os valores de kappa quando considerou-se todos os dentes em conjunto, foram superiores aos valores do teste kappa quando calculado dente a dente. A padronização de critérios diagnósticos, o rigoroso treinamento e exercícios de calibração de examinadores e a mensuração e apresentação adequadas dos erros de diagnóstico são fundamentais para o julgamento da validade dos resultados de estudos epidemiológicos. A revisão de literatura assim como os resultados deste estudo mostram que a utilização do teste kappa e seu cálculo com base em cada um dos dentes separadamente é a forma mais adequada de mensuração da acurácia e reprodutibilidade.

Keywords : Índice CPO-D; Cárie Dentária; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )