SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1RSI: object and pretext for constructing the field of Workers' HealthPolicy-making tiers and the decision-making process in the Unified Health System (SUS) in the State of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PERES, Marco Aurélio; TRAEBERT, Jefferson  and  MARCENES, Wagner. Calibração de examinadores para estudos epidemiológicos de cárie dentária. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.1, pp. 153-159. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000100016.

O objetivo do estudo foi descrever um exercício de calibração de examinadores para estudos epidemiológicos de cárie dentária, comparando os testes estatísticos que medem acurácia e reprodutibilidade. Oito cirurgiões-dentistas examinaram independentemente 17 escolares de 12 anos de idade, utilizando os códigos e critérios propostos pela Organização Mundial da Saúde em 1997. Calculou-se o índice CPO-D médio, as taxas de concordância e o teste kappa considerando os dentes no seu conjunto e dente a dente para cada um dos examinadores comparando-os com o examinador padrão. As taxas de concordância e os valores de kappa quando considerou-se todos os dentes em conjunto, foram superiores aos valores do teste kappa quando calculado dente a dente. A padronização de critérios diagnósticos, o rigoroso treinamento e exercícios de calibração de examinadores e a mensuração e apresentação adequadas dos erros de diagnóstico são fundamentais para o julgamento da validade dos resultados de estudos epidemiológicos. A revisão de literatura assim como os resultados deste estudo mostram que a utilização do teste kappa e seu cálculo com base em cada um dos dentes separadamente é a forma mais adequada de mensuração da acurácia e reprodutibilidade.

Keywords : Índice CPO-D; Cárie Dentária; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese