SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Limits and alternatives to the implementation of a program for intravenous drug users at risk of HIV infection using the Social Network ApproachFrontiers of anthropological research: Ethics, Autonomy, and Trafficking in Human Organs. A commentary on The Global Traffic in Human Organs, by Nancy Scheper-Hughes author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CASTIEL, Luis David  and  POVOA, Eduardo Conte. Dr. Sackett & "Mr. Sacketeer"... Encanto e desencanto no reino da expertise na medicina baseada em evidências. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.1, pp. 205-214. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000100021.

Em maio de 2000, o Prof. David L. Sackett, um dos criadores do movimento da medicina baseada em evidências (MBE), publicou no British Medical Journal um texto no qual renunciava a escrever, ministrar cursos e atuar como referee em temas relacionados a MBE. Esta atitude é justificada por sua frustração com o que considerou efeitos danosos de um alegado excesso de experts no referido campo. Esta foi a matéria prima para abordar aspectos ligados à definição e escopo das propostas da MBE assim como correspondentes críticas, enfatizando as estratégias retóricas empregadas por tal movimento. A seguir, foi discutida a noção de expertise e apresentados breves enfoques sobre o papel dos sistemas expert e da competência especializada na nossa ambiência societal, elaborados respectivamente por Anthony Giddens e Zygmunt Bauman. A intenção central deste comentário é enfatizar que ao acompanhar o progressivo movimento nas tentativas de obter controle e inteligibilidade a nossos objetos de estudo, é preciso levar em conta a possibilidade de haver dimensões inalcançáveis através do modo de pensar racionalista próprio do ocidente.

Keywords : Filosofia Médica; Sociologia Médica; Medicina Baseada em Evidências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese