SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Organization and quality of health care for Kaingáng Indians in Rio Grande do Sul, BrazilTuberculosis among indigenous populations in Rondonia, Amazonia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GARNELO, Luiza  and  WRIGHT, Robin. Doença, cura e serviços de saúde. Representações, práticas e demandas Baníwa. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.2, pp. 273-284. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000200003.

A pesquisa foi realizada no Município de São Gabriel da Cachoeira, noroeste amazônico, junto ao povo indígena Baníwa, em parceria com as organizações indígenas, visando compreender a correlação entre a cosmologia do grupo, seu sistema de representações de doença e práticas de cura e sua dinâmica de transformação em situação de contato interétnico. O levantamento dos mitos explicativos da origem da doenças demonstrou a existência de diversas categorias tradicionais de doença que orientam as práticas tradicionais de cura e a incorporação dos saberes biomédicos. A cosmologia Baníwa opera como sistema de acolhimento das informações de biomedicina, que são apropriadas e ressignificadas segundo a lógica do pensamento mítico; estratégias cognitivas similares são utilizadas para a geração das demandas que as lideranças indígenas encaminham aos Conselhos de Saúde e Serviços de Saúde.

Keywords : Serviços de Saúde; Representações Sociais; Baníwa; Índios Sul-Americanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese