SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Sickness, Healing, and Health Services: social representations, practices, and demands among the BaníwaSuicide among the Tikúna on the Upper Solimões River: an expression of conflicts author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ESCOBAR, Ana Lúcia; COIMBRA JR., Carlos E. A.; CAMACHO, Luiz A.  and  PORTELA, Margareth C.. Tuberculose em populações indígenas de Rondônia, Amazônia, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.2, pp. 285-298. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000200004.

A tuberculose permanece como grave problema de saúde pública no Brasil. Atinge níveis preocupantes em certos segmentos sociais, como é o caso dos povos indígenas. O objetivo deste artigo é proceder a uma análise epidemiológica dos registros constantes do banco de dados do Programa Estadual de Controle da Tuberculose em Rondônia, buscando resgatar o perfil da doença entre grupos indígenas, os quais são socialmente mais vulneráveis e exibem problemáticas distintas quanto ao controle da doença. É conduzida análise estatística descritiva e multivariada multinomial dos casos notificados em 1992 e entre 1994 e 1998, buscando identificar fatores relacionados à ocorrência de óbito, abandono do tratamento e ausência de informação. Foram identificadas associações entre variáveis relativas à doença, ao serviço de saúde e aos resultados do tratamento. Há indícios de que as populações indígenas de Rondônia apresentam riscos de adoecer e morrer superiores aos dos demais habitantes do Estado. Chama-se a atenção para a necessidade de implementação de medidas de prevenção e controle voltados especificamente para a realidade dos povos indígenas.

Keywords : Serviços de Saúde; Epidemiologia; Tuberculose; BCG; Índios Sul-Americanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese