SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Tuberculosis among indigenous populations in Rondonia, Amazonia, BrazilHuman ecology and nutritional anthropometry of adult Xavánte Indians in Mato Grosso, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ERTHAL, Regina M. de Carvalho. O suicídio Tikúna no Alto Solimões: uma expressão de conflitos. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.2, pp. 299-311. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000200005.

O objetivo deste trabalho é buscar um entendimento a respeito da ocorrência de suicídios entre os índios Tikúna do Alto Solimões (Amazonas), um objeto de difícil aproximação e que aponta para a necessidade de abordagem interdisciplinar. A etnografia realizada preocupou-se em captar a vinculação entre os eventos de suicídio da última década com a exacerbação dos confrontos entre diferentes grupos faccionais que atualizam, em outro contexto histórico, os mecanismos de resolução de conflitos próprios das antigas malocas. Na base desses confrontos está o abandono a que tal população tem sido submetida pelos órgãos responsáveis pela definição e implementação das políticas públicas para as populações indígenas, com especial destaque para a falência do modelo de assistência proposto para a área do Alto Solimões.

Keywords : Suicídio; Saúde; Tikúna; Índios Sul-Americanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese