SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Human ecology and nutritional anthropometry of adult Xavánte Indians in Mato Grosso, BrazilThe Yawanáwa medical system and its specialists: healing, power, and shamanic initiation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

RIBAS, Dulce Lopes Barboza; SGANZERLA, Alfredo; ZORZATTO, José Roberto  and  PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Nutrição e saúde infantil em uma comunidade indígena Teréna, Mato Grosso do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.2, pp. 323-331. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000200007.

O trabalho descreve as condições de saúde e nutrição de crianças indígenas Teréna, caracterizando o estado nutricional infantil, o consumo de alimentos, as condições sócio-econômicas e ambientais. Foi estudada uma amostra de 100 crianças de 0 a 59 meses, residentes na Aldeia Córrego do Meio, Mato Grosso do Sul, Brasil. As prevalências de déficits nutricionais determinadas foram de 8,0% para o índice peso-para-idade, de 16% para o índice estatura-para-idade e, para obesidade, de 5%. A proporção de retardo do crescimento observada é superior à encontrada na população brasileira como um todo, provavelmente por refletir as precárias condições sócio-econômicas, ambientais e de saúde em que vive esta comunidade Teréna. A análise da adequação percentual média dos nutrientes que compõem a dieta infantil indicou o não atendimento às recomendações nutricionais nas diferentes faixas etárias. Novos estudos de caráter multidisciplinar e longitudinal são necessários para melhor entendimento dos processos identificados.

Keywords : Antropometria; Saúde Infantil; Estado Nutricional; Teréna; Índios Sul-Americanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese