SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Child health and nutrition in a Teréna indigenous community, Mato Grosso do Sul, BrazilPrevalence of risk factors for cardiovascular disease in the Guaraní-Mbyá population of the State of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PEREZ-GIL, Laura. O sistema médico Yawanáwa e seus especialistas: cura, poder e iniciação xamânica. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.2, pp. 333-344. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000200008.

Uma das particularidades do xamanismo Yawanáwa é a multiplicidade de termos existentes para designar seus especialistas, bem como a associação com diversas técnicas de cura e agressão, característica que lhe dá aparência heterogênea e complexa. Contudo, uma unidade subjaz a esse aspecto, já que todas essas técnicas compartilham concepções idênticas a respeito da realidade e baseiam sua eficiência nos mesmos conceitos de poder e de conhecimento. Para pesquisar a forma como o poder e o conhecimento - alicerces das práticas relacionadas com a cura - são concebidos entre os Yawanáwa, o artigo explora e analisa o processo por meio do qual o especialista os adquire: a iniciação xamânica.

Keywords : Xamanismo; Técnicas de Cura; Sistema Médico; Etnomedicina; Índios Sul-Americanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese