SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Oral health among the Xavánte Indians in Pimentel Barbosa, Mato Grosso, BrazilContact, epidemics, and the body as agents of change: a study of AIDS among the Xokléng indians in the State of Santa Catarina, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães  and  ISHAK, Ricardo. O impacto da infecção por Chlamydia em populações indígenas da Amazônia brasileira. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.2, pp.385-396. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000200013.

A disseminação das bactérias do gênero Chlamydia no Brasil, inclusive na região Amazônica, é pouco conhecida. Este estudo soroepidemiológico incluiu 2.086 amostras de soro de populações indígenas da Amazônia brasileira, empregando metodologia de triagem pela imunofluorescência indireta para pesquisa de anticorpos. Usou-se o sorotipo L2 da C. trachomatis como substrato; a seguir, para os quinze sorotipos de C. trachomatis e para a C. pneumoniae, discriminou-se a sororreatividade pela microimunofluorescência específica. A prevalência média de anticorpos para Chlamydia foi de 48,6%. Sua variação entre as comunidades indicou as que não tiveram contato com as bactérias e aquelas em que quase todos os testados tiveram. Por meio da titulação dos anticorpos IgG e a presença de IgM específica nas amostras com títulos altos viu-se que 6,1% dos infectados persistiam com a infecção, servindo de reservatórios à disseminação das espécies de Chlamydia. Pela resposta à C. trachomatis, evidenciou-se a circulação dos sorotipos A, B, Ba, D, E, G, H, I e L1. Ademais, constatou-se que há C. pneumoniae na região. As duas espécies causariam impacto significativo no hospedeiro humano.

Keywords : Epidemiologia Descritiva; Chlamydia; Índios Sul-Americanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )