SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Molecular biomarkers in cancer: implications for epidemiological research and public health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

KAC, Gilberto. Fatores determinantes da retenção de peso no pós-parto: uma revisão da literatura. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.3, pp. 455-466. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000300002.

Este trabalho constitui-se em uma revisão de literatura sobre fatores determinantes da retenção de peso em mulheres no pós-parto. Os resultados da revisão demonstraram que os principais fatores determinantes incluem o ganho de peso gestacional e a intensidade da lactação. Diversos estudos demonstraram que quanto maior o ganho de peso durante a gestação, maior a retenção de peso no pós-parto. O fumo esteve associado a uma menor retenção, enquanto a lactação só exerceu efeito protetor para a retenção de peso em alguns estudos. Diversos fatores, como a atividade física, o consumo de alimentos, a idade de menarca, número de abortos e o trabalho materno, ainda não foram devidamente estudados. Conclui-se que são escassos os estudos sobre mudanças de peso no pós-parto, o que sugere a realização de novos trabalhos sobre o tema, especialmente em países em desenvolvimento onde a obesidade ainda é pouco estudada.

Keywords : Obesidade; Ganho de Peso; Peso Corporal; Estudos Prospectivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese