SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Use of dust and air as indicators of environmental pollution in areas adjacent to a source of stationary lead emissionReliability of information on the underlying cause of death from external causes in children and adolescents under 18 years of age in the Municipality of Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MORAES, Maria Sílvia de  and  GOLDENBERG, Paulete. Cesáreas: um perfil epidêmico. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.3, pp. 509-519. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000300007.

A presente investigação tem como propósito caracterizar a ocorrência de cesáreas entre mulheres, residentes em área urbana, que realizaram partos em hospitais de São José de Rio Preto no ano de 1992. Selecionada uma amostra de 553 mulheres a partir das Declarações de Nascidos Vivos do ano de 1992, procedeu-se à realização de um inquérito domiciliar, paralelamente ao levantamento de dados disponíveis nas Declarações de Nascidos Vivos. Foi observada uma incidência de partos cesáreos de 80,5%, evidenciando a generalização deste procedimento na amostra investigada. Confirmando as suspeitas que nortearam o estudo, as cesáreas aumentaram com a paridade e se associaram significativamente com a idade e a realização de laqueadura. Foi constatada maior presença destas práticas nos estratos sociais mais elevados e, de forma correspondente, nos serviços privados e conveniados. O estudo chamou a atenção, ainda, para a veiculação da cultura das cesáreas no espaço do ensino e da mídia local, assim como sua valorização entre as parturientes entrevistadas.

Keywords : Cesárea; Incidência; Saúde da Mulher.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese