SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Reliability of information on the underlying cause of death from external causes in children and adolescents under 18 years of age in the Municipality of Duque de Caxias, Rio de Janeiro, BrazilBiological monitoring: concepts and applications in public health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GIRALDES, Maria do Rosário. Eqüidade em áreas sócio-econômicas com impacto na saúde em países da União Européia. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.3, pp. 533-544. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000300009.

Pode ser eventualmente mais adequado corrigir desigualdades no domínio da educação, estilos de vida ou nutrição do que no domínio da saúde. O presente artigo propõe-se medir as desigualdades existentes, em países da União Européia, em áreas sócio-econômicas com impacto na saúde da população. Utilizou-se o coeficiente de Gini para quantificar as desigualdades entre países da União Européia no que respeita a educação e atividades culturais, estilos de vida, nutrição, desemprego, utilização de serviços de saúde e despesa em saúde. Os indicadores que apresentam coeficientes de Gini mais elevados são a percentagem da população com ensino secundário elevado, o consumo per capita de manteiga e o consumo per capita de embalagens de medicamentos. Consiste motivo de preocupação para o setor saúde que a área da educação apresente uma tão grande desigualdade em relação à percentagem de inscritos no ensino secundário elevado, em países da União Européia. A desigualdade que existe no consumo per capita de manteiga é igualmente de salientar por causa do impacto que a nutrição tem, por exemplo, na incidência de doenças cárdio e cerebrovasculares e do peso que essas doenças têm na estrutura de mortalidade.

Keywords : Serviços de Saúde; Condições Sociais; Análise Sócio-econômica; Eqüidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese