SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Equity in socioeconomic sectors with an impact on health in European Union member countriesInfant mortality and living conditions: the reproduction of social inequalities in health during the 1990s author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PIVETTA, Fatima et al. Monitoramento biológico: conceitos e aplicações em saúde pública. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.3, pp. 545-554. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000300010.

Neste trabalho, é apresentado um panorama das discussões teóricas sobre as potencialidades da utilização do monitoramento biológico (MB) na vigilância à saúde, nos casos de exposição a substâncias químicas, particularmente em ações de saúde ambiental e dos trabalhadores, considerando os seus diferentes conceitos; aplicação e limitações dos indicadores biológicos e sua disponibilidade para a quantificação das substâncias; valores de referência para interpretação dos resultados; os problemas éticos e sociais na prática do MB e sua inserção entre as diversas práticas preventivas e seu uso em saúde pública. Na prática, o MB constitui-se em um laudo de uma situação de exposição, tendo suas conclusões fundamentadas em valores científicos, de negociações internas, normas e legislações. Como um processo contínuo e relacionado a casos concretos de observação, tem sido uma prática promissora, para a melhoria constante dos ambientes de trabalho. Como uma etapa de um processo decisório nas análises de risco, o monitoramento biológico deve ser permeado pela avaliação crítica no que se refere aos aspectos éticos, a que se destinam os resultados, e aos próprios valores que referenciam a sua aplicação.

Keywords : Monitoramento Ambiental; Saúde Ambiental; Saúde Ocupacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese