SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Energy adequacy ratio (intake/requirements) as an indicator of household nutritional assessment: a critical analysis of methods applied to food consumption surveysMental health and work: a discussion of the connection between work and diagnosisbased on daily practice author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CAIO, Vânia Maria; SILVA, Roberto Benedito de Paiva e; MAGNA, Luís Alberto  and  RAMALHO, Antonio Sérgio. Genética comunitária e hemofilia em uma população brasileira. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.3, pp.595-605. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000300014.

A hemofilia é uma doença hemorrágica importante no Brasil, afetando cerca de um em cada dez mil indivíduos do sexo masculino. A autopercepção do portador a respeito da hemofilia e a sua interação com a comunidade são relevantes na abordagem clínica dessa doença. Nós investigamos vários aspectos sociais, psicológicos e comunitários da hemofilia em uma população brasileira (Campinas, São Paulo). Entrevistamos trinta portadores adultos da hemofilia, uma amostra-controle composta por 73 de seus irmãos normais do sexo masculino e 641 indivíduos da comunidade. A integração comunitária dos portadores da hemofilia mostrou-se afetada apenas nos aspectos sócio-econômicos, sem alteração no que diz respeito ao casamento, à procriação e à aquisição de melhores níveis educacionais. Observaram-se entre os portadores da hemofilia altos níveis de auto-rotulação, acompanhados de depressão, ansiedade e insegurança. A comunidade apresentou uma alta freqüência de completo desconhecimento a respeito da hemofilia (49%), demonstrando contra os hemofílicos os preconceitos normalmente observados contra os portadores de doenças contagiosas, como a AIDS. O trabalho sugere a estruturação de programa comunitário, visando à melhor adequação psicossocial dos portadores da hemofilia.

Keywords : Hemofilia; Genética; Genética Comportamental; Genética Comunitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )