SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Energy adequacy ratio (intake/requirements) as an indicator of household nutritional assessment: a critical analysis of methods applied to food consumption surveysMental health and work: a discussion of the connection between work and diagnosisbased on daily practice author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CAIO, Vânia Maria; SILVA, Roberto Benedito de Paiva e; MAGNA, Luís Alberto  and  RAMALHO, Antonio Sérgio. Genética comunitária e hemofilia em uma população brasileira. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.3, pp. 595-605. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000300014.

A hemofilia é uma doença hemorrágica importante no Brasil, afetando cerca de um em cada dez mil indivíduos do sexo masculino. A autopercepção do portador a respeito da hemofilia e a sua interação com a comunidade são relevantes na abordagem clínica dessa doença. Nós investigamos vários aspectos sociais, psicológicos e comunitários da hemofilia em uma população brasileira (Campinas, São Paulo). Entrevistamos trinta portadores adultos da hemofilia, uma amostra-controle composta por 73 de seus irmãos normais do sexo masculino e 641 indivíduos da comunidade. A integração comunitária dos portadores da hemofilia mostrou-se afetada apenas nos aspectos sócio-econômicos, sem alteração no que diz respeito ao casamento, à procriação e à aquisição de melhores níveis educacionais. Observaram-se entre os portadores da hemofilia altos níveis de auto-rotulação, acompanhados de depressão, ansiedade e insegurança. A comunidade apresentou uma alta freqüência de completo desconhecimento a respeito da hemofilia (49%), demonstrando contra os hemofílicos os preconceitos normalmente observados contra os portadores de doenças contagiosas, como a AIDS. O trabalho sugere a estruturação de programa comunitário, visando à melhor adequação psicossocial dos portadores da hemofilia.

Keywords : Hemofilia; Genética; Genética Comportamental; Genética Comunitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese