SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Gender and night work: sleep, daily life, and the experience of night shift workersThe Bambuí Project: a population-based study of factors associated with regular dental care in adults author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FREITAS, Marcelo Bessa de; BRILHANTE, Ogenis Magno  and  ALMEIDA, Liz Maria de. Importância da análise de água para a saúde pública em duas regiões do Estado do Rio de Janeiro: enfoque para coliformes fecais, nitrato e alumínio. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.3, pp. 651-660. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000300019.

Nos países em desenvolvimento, onde ainda podemos encontrar áreas urbanas densamente povoadas com precárias condições de saneamento básico, a água é responsável por um grande número de doenças de veiculação hídrica. Vários artigos têm apontado para as doenças causadas pelas altas concentrações de nitrato e alumínio na água, tais como a metemoglobinemia e Mal de Alzheimer, respectivamente. Este estudo mostrou que a qualidade da água de poço e de rede, consumidas em duas micro-regiões dos municípios de Duque de Caxias e São Gonçalo apresentou várias não conformidades com a Portaria 36/90: mais de 50% das amostras de água de poço nas duas áreas apresentaram contaminação por coliformes fecais; cerca de 31% das amostras de água de poço de Duque de Caxias apresentaram níveis de nitrato acima do valor máximo permissível; 100% das amostras de água de rede das duas regiões apresentaram concentrações de alumínio acima da norma; mesmo resultado em 100% das amostras de água de poço em São Gonçalo e 75% em Duque de Caxias. Estas não conformidades podem representar possíveis riscos à saúde dessas populações.

Keywords : Coliformes; Colimetria; Qualidade da Água; Análise da Água.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese