SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Epidemiological research trends in chronic diseasesAntimicrobial resistance of coliform isolates from expressed human milk author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464

Abstract

UGA, Alicia Domingues et al. Considerações Metodológicas sobre o Relatório 2000 da Organização Mundial de Saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.3, pp. 705-712. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000300025.

O artigo discute o Relatório da Organização Mundial de Saúde para 2000, com ênfase na análise metodológica dos indicadores utilizados para comparar e classificar o desempenho dos sistemas de saúde dos 191 países membros. O Relatório contribui ao colocar na agenda o compromisso de monitorar o desempenho dos sistemas de saúde dos países membros porém, a forma inconsistente de sua elaboração e a utilização de metodologias de avaliação questionáveis cientificamente, impõem uma criteriosa revisão metodológica. Os principais problemas destacados são a escolha de indicadores individuais de desigualdade em saúde que desconsideram o perfil populacional; o controle inadequado do impacto das desigualdades sociais sobre o desempenho dos sistemas; a avaliação da responsabilidade dos sistemas, apenas parcialmente articulada aos direitos dos cidadãos; a ausência de dados para um grande número de países levando a diversas estimativas pouco consistentes; a falta de transparência nos procedimentos metodológicos para o cálculo de alguns dos indicadores. O artigo sugere uma ampla revisão de caráter metodológico do Relatório.

Keywords : Relatórios Anuais; Organização Mundial da Saúde; Sistema de Saúde; Métodos de Avaliação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )