SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Epidemiological research trends in chronic diseasesAntimicrobial resistance of coliform isolates from expressed human milk author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

UGA, Alicia Domingues et al. Considerações Metodológicas sobre o Relatório 2000 da Organização Mundial de Saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.3, pp. 705-712. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000300025.

O artigo discute o Relatório da Organização Mundial de Saúde para 2000, com ênfase na análise metodológica dos indicadores utilizados para comparar e classificar o desempenho dos sistemas de saúde dos 191 países membros. O Relatório contribui ao colocar na agenda o compromisso de monitorar o desempenho dos sistemas de saúde dos países membros porém, a forma inconsistente de sua elaboração e a utilização de metodologias de avaliação questionáveis cientificamente, impõem uma criteriosa revisão metodológica. Os principais problemas destacados são a escolha de indicadores individuais de desigualdade em saúde que desconsideram o perfil populacional; o controle inadequado do impacto das desigualdades sociais sobre o desempenho dos sistemas; a avaliação da responsabilidade dos sistemas, apenas parcialmente articulada aos direitos dos cidadãos; a ausência de dados para um grande número de países levando a diversas estimativas pouco consistentes; a falta de transparência nos procedimentos metodológicos para o cálculo de alguns dos indicadores. O artigo sugere uma ampla revisão de caráter metodológico do Relatório.

Keywords : Relatórios Anuais; Organização Mundial da Saúde; Sistema de Saúde; Métodos de Avaliação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English