SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue6Association between dietary factors and brain tumors in adults: a reviewThe Bambuí Health and Aging Study (BHAS): factors associated with hospitalization of the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VIANNA, Maria Isabel Pereira  and  SANTANA, Vilma Sousa. Exposição ocupacional a névoas ácidas e alterações bucais: uma revisão. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.6, pp. 1335-1344. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000600017.

Neste estudo de revisão, sistematizam-se os achados de pesquisas sobre os efeitos das exposições ocupacionais a névoas ácidas na saúde bucal. Utilizaram-se como bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, BBO e DEDALUS, das quais foram selecionados oito artigos e uma tese de doutorado, que focalizavam as associações de interesse. Os achados são consistentes em torno de uma associação positiva entre exposição a névoas ácidas e erosão dental, confirmando os dados de pesquisas conduzidas desde 1919. Estudos sobre a associação entre névoas ácidas e a doença periodontal ou lesões da mucosa oral são mais recentes e raros, e os achados, controversos. Muitos estudos apresentam limites metodológicos, especialmente tamanho insuficiente da população de estudo, e análise apenas descritiva, ou sem a consideração de variáveis de confusão. A importância deste tema revela-se no grande número de trabalhadores potencialmente expostos e na necessidade da incorporação de aspectos da saúde bucal no campo da saúde do trabalhador, a fim de que programas de prevenção efetivos possam ser implementados.

Keywords : Exposição Ocupacional; Doenças Periodontais; Saúde Bucal; Saúde Ocupacional; Erosão de Dente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese