SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue6Perinatal health and mother-child health care in the municipality of São Luís, Maranhão State, BrazilAssociation between socioeconomic factors and infant deaths due to diarrhea, pneumonia, and malnutrition in a metropolitan area of Southeast Brazil: a case-control study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VASCONCELLOS, Mauricio Teixeira Leite de  and  PORTELA, Margareth Crisóstomo. Índice de Massa Corporal e sua relação com variáveis nutricionais e sócio-econômicas: um exemplo de uso de regressão linear para um grupo de adultos brasileiros. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.6, pp. 1425-1436. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000600026.

O artigo estuda, para um grupo de adultos brasileiros selecionados aleatoriamente dentre os entrevistados no ENDEF, a relação entre o índice de massa corporal (IMC) e as seguintes variáveis: ingestão de energia média na família; gasto energético para atividades laborais; despesa corrente per capita da família, sexo, idade e perímetro braquial. Também discute problemas inerentes ao uso de regressão linear no estabelecimento da relação entre variáveis de mais de um nível de observação (família e pessoa) obtidas por amostras complexas, e técnicas para o diagnóstico e tratamento da influência de pontos extremos, de multicolinearidade, de erros de especificação do modelo e de violação da pressuposição de homocedasticidade. Os resultados mostram que o modelo não é afetado por pontos extremos nem por multicolinearidade, não havendo indicação de erro de especificação. Testes aplicados indicam, no entanto, a presença de heterocedasticidade, cuja correção não acarreta modificação significativa nos parâmetros do modelo estimado. O artigo ressalta que o tamanho da amostra (cerca de 14.000 pessoas) faz com que os testes sejam mais rigorosos do que o desejado e conclui que há associação linear significativa entre o IMC e as variáveis indicadas.

Keywords : Índice de Massa Corporal; Modelos Lineares; Ingestão de Alimentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese