SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue6Body mass index and its relationship to nutritional and socioeconomic variables: a linear regression approach to a Brazilian adult sub-populationTraffic accidents in a city in Southern Brazil: an evaluation of coverage and quality of data author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FRANCA, Elisabeth et al. Associação entre fatores sócio-econômicos e mortalidade infantil por diarréia, pneumonia e desnutrição em região metropolitana do Sudeste do Brasil: um estudo caso-controle. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.6, pp. 1437-1447. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000600027.

Para investigar fatores determinantes da mortalidade infantil pós-neonatal por diarréia, pneumonia e desnutrição, abordadas como um mesmo grupamento de causas, realizou-se um estudo caso-controle de base populacional na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No período de maio de 1991 a abril de 1992, foram estudados 396 óbitos após investigação hospitalar da causa de óbito, os quais foram comparados a crianças residentes na mesma vizinhança, emparelhadas por idade. A pesquisa foi realizada em uma população de baixa renda, sendo que a maioria das famílias entrevistadas residiam em favelas. Neste artigo se discute a metodologia utilizada e resultados relevantes relativos aos fatores sócio-econômicos associados às mortes infantis. Verificou-se que a existência de eletrodomésticos no domicílio, o nível de escolaridade materna e paterna, a situação conjugal da mãe e o fato desta trabalhar fora permaneceram estatisticamente associados ao risco de óbito infantil, após ajuste pelas variáveis sócio-econômicas consideradas, utilizando-se modelo de regressão logística condicional. Estes resultados evidenciam a importância do nível sócio-econômico na determinação dos óbitos infantis por causas evitáveis.

Keywords : Mortalidade Infantil; Fatores Sócio-Econômicos; Estudos Caso-Controle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese