SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue6Risk factors for breast cancer among rural Teréna Indian women in the State of Mato Grosso do Sul, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MENDONCA, Teresa Cristina. Mutilação dentária: concepções de trabalhadores rurais sobre a responsabilidade pela perda dentária. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.6, pp. 1545-1547. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000600040.

O desdentamento no Brasil é uma prática instituída pelas instâncias de Saúde Bucal como cuidado sanitário. Este artigo apresenta a questão da perda de dentes, investigada em uma área rural de um município da Bahia, localizado no polígono das secas. A autora examina o desdentamento como fato corriqueiro entre os membros desse segmento rural, apoiada no discurso como elemento básico de informação. Seu objetivo principal é analisar as representações sobre a boca, reveladas a partir das experiências individuais, assim como as associações feitas pelos atores sobre práticas corporais (bucais), decorrentes da realidade social onde eles se encontram imersos, sendo a partir daí colocada a responsabilidade individual da perda dentária, assim como a do Estado e a dos praticantes da Odontologia.

Keywords : Reabilitação Bucal; Saúde Bucal; Odontologia; Perda de Dente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese