SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.Regional differences and Hantavirus pulmonary syndrome (an emerging and tropical disease in Argentina)Ecosystem approaches to human health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BARCELLOS, Christovam  and  SABROZA, Paulo Chagastelles. O lugar do caso: leptospirose e riscos associados a condições ambientais durante o surto de 1996 na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, suppl., pp. S59-S67. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000700014.

Neste trabalho foi averiguado o contexto ambiental do surto de leptospirose ocorrido no verão de 1996, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, utilizando-se o Sistema de Informações Geográficas (SIG). As áreas de risco foram estabelecidas segundo o mapeamento das regiões sujeitas à inundação e de zonas em que há acumulação de lixo doméstico. Foram calculadas taxas de incidência da doença pela razão entre o número de casos e a população total em cada uma dessas áreas. Maiores taxas de incidência foram verificadas dentro da região sujeita à inundação e em torno daquelas de acumulação de lixo. Os resultados evidenciam o papel de fatores de risco ambientais e coletivos na determinação da doença.

Keywords : Leptospirose; Análise Espacial; Sistemas de Informação Geográfica; Surtos de Doenças; Saneamento.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English