SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.Ecosystem approaches to human healthChagas disease prevention through improved housing using an ecosystem approach to health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Rosely Magalhães de  and  VALLA, Victor Vincent. As condições e as experiências de vida de grupos populares no Rio de Janeiro: repensando a mobilização popular no controle do dengue. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, suppl., pp. S77-S88. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000700016.

Partindo do relato da experiência de mobilização popular durante a epidemia de dengue ocorrida no município do Rio de Janeiro, entre os anos de 1986 e 1991, o artigo busca apresentar e discutir o processo de investigação científica e assessoria popular em torno da situação de saneamento básico de grupos sociais vulneráveis. São apresentados resultados da investigação sobre o problema de abastecimento de água nas favelas da região, tendo como ponto de partida reclamações de seus representantes em fóruns locais de debate público da situação de saúde. A coleta e sistematização dos dados e informações analisados tiveram como base a "construção compartilhada do conhecimento", compreendida como uma produção onde se intercruzam o saber científico acumulado e o saber popular produzido a partir de condições e experiências de vida da população. Por fim, são efetuadas algumas considerações em torno da necessidade de estarmos atentos para as "técnicas locais" de defesa da vida e sua relação com os processos endêmico-epidêmicos.

Keywords : Dengue; Participação Comunitária; Surtos de Doenças; Saneamento; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese