SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.Interactions between global processes and local health problems. A human ecology approach to health among indigenous groups in the AmazonClimate-disease connections: Rift Valley Fever in Kenya author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ZIMMERMAN, Robert H.. Terras alagadiças e doenças infecciosas. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, suppl., pp. S127-S131. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000700021.

Existe associação histórica entre terras alagadiças - pântanos, várzeas etc. - e doenças infecciosas, o que levou à modificação deste tipo de terreno no intuito de prevenir as doenças. Houve, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de projetos de recursos hídricos que aumentam o risco de doenças. A demanda por mais projetos hidrológicos e a exacerbação da pressão no sentido de tornar produtivas as áreas alagadiças criam a necessidade de uma abordagem ecológica - com numerosas interfaces ambientais e sanitárias - para a gestão das terras alagadiças e a avaliação da saúde. Os projetos hidrológicos precisam levar em conta a paisagem, as fronteiras espaciais e as interações transfronteiriças, assim como métodos alternativos de abastecimento d'água para uso humano. O autor discute os desafios de pesquisa que devem ser enfrentados nesta área.

Keywords : Doenças Transmissíveis; Ecossistema; Saúde Pública; Saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English