SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.Climate-disease connections: Rift Valley Fever in KenyaGlobal surveillance of emerging diseases: the ProMED-mail perspective author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVA, Luiz Jacintho da. Doenças emergentes e desafios à saúde pública. O caso de São Paulo. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, suppl., pp. S141-S146. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000700023.

O artigo apresenta uma discussão a respeito dos desafios enfrentados pela saúde pública paulista durante cem anos de ocorrência de doenças infecciosas emergentes. Com uma saúde pública avançada e organizada, São Paulo respondeu a esses desafios por meio da criação de instituições de pesquisa e programas de controle. O final do século XIX assistiu à criação do primeiro instituto moderno de pesquisa em microbiologia, em resposta à ocorrência da peste bubônica. Uma economia em transformação determinou a constante mudança dos ecossistemas. O final do século XX traz uma vasta gama de doenças infecciosas, emergentes ou em rápida transformação. A situação presente pede soluções criativas. A análise de ecossistemas e uma vigilância epidemiológica ágil são apresentadas como as soluções mais viáveis.

Keywords : Doenças Transmissíveis; Vigilância Epidemiológica; Ecossistema; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English