SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.Public health challenges and emerging diseases: the case of São PauloInadequate management of natural ecosystem in the Brazilian Amazon region results in the emergence and reemergence of arboviruses author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

WOODALL, John P.. Vigilância global de doenças emergentes: a perspectiva da ProMED-mail. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, suppl., pp. S147-S154. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000700024.

A Internet está mudando a condução da vigilância global de doenças. Cada vez mais, os países e as organizações internacionais estão divulgando seus informes na Internet, o que acelera não apenas a distribuição desta informação, como também, consequentemente, a prevenção e controle das doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já reconheceu a importância das ONGs e da imprensa na notificação de surtos, que procura verificar posteriormente através de suas agências locais. Entretanto, a OMS e outras fontes oficiais sofrem restrições em seus relatórios pela obrigatoriedade da autorização burocrática, além de só publicarem informes nos dias úteis. A ProMED-mail <www.promedmail.org> não está sujeita a tais restrições. A rede é moderada por especialistas em doenças infecciosas, que acrescentam comentários relevantes. Assim, a ProMED-mail complementa as fontes oficiais e divulga alertas precoces relativos a surtos. Em mais de 150 países, a rede inclui mais de 20.000 profissionais, que colocam seus computadores e tempo à disposição da rede e notificam os surtos dos quais têm conhecimento. Regiões e países poderiam beneficiar-se da adoção do sistema ProMED-mail para complementar seus próprios sistemas de vigilância.

Keywords : Doenças Transmissíveis; Surtos de Doenças; Vigilância Epidemiológica; Internet; Prevenção e Controle.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English