SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.An ecosystem approach to malaria control in an urban settingAn ecosystem approach to human health and the prevention of cutaneous leishmaniasis in Tumaco, Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MURRAY, Tamsyn P.  and  SANCHEZ-CHOY, José. Saúde, biodiversidade e uso de recursos naturais na fronteira da Amazônia: uma abordagem ecossistêmica. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, suppl., pp. S181-S191. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2001000700028.

O estudo visa melhorar a saúde das comunidades rurais amazônicas mediante o desenvolvimento e a aplicação de abordagem ecossistêmica participante na avaliação da saúde humana. Na área estudada, oscilações sazonais definem a disponibilidade de alimentos, a qualidade da água e a incidência de doenças. A determinação dos elos causais entre variáveis ecossistêmicas, uso de recursos e saúde exigiu uma gama de formas de investigação, em múltiplas escalas, com participação local. O mapeamento espacial da paisagem quanto ao uso de recursos mostrou a diversidade dos recursos ecológicos de que as comunidades dependem. Inquéritos domiciliares detalharam padrões de consumo e produção familiares e individuais. Medidas antropométricas, carga parasitária, qualidade da água e níveis de anemia foram empregados como indicadores do estado de saúde individual e coletivo. Tais marcadores foram complementados com avaliação etnográfica e participante sobre saúde, o que criou a base para desenvolver planos de ação comunitária para lidar com questões de saúde. A discussão enfoca três atributos de abordagem ecossistêmica: (a) pluralismo metodológico, (b) interações transversais, em termos de escala e (c) pesquisa-ação participante.

Keywords : Ecologia Humana; Ecossistema Amazônico; Saúde Rural; Antropometria; Nutrição.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English