SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2On the rumors about the silent spring: review of the scientific evidence linking occupational and environmental pesticide exposure to endocrine disruption health effects author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

HATAGIMA, Ana. Polimorfismos genéticos e metabolismo dos desreguladores endócrinos na suscetibilidade ao câncer. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.2, pp.357-377. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000200002.

Estudos epidemiológicos estimam que cerca de 80% dos cânceres estão relacionados a fatores ambientais. A suscetibilidade individual ao câncer pode resultar de vários fatores relacionados ao metabolismo de xenobióticos, reparo do DNA, expressão de genes supressores de tumor e protoncogenes e estado nutricional. O metabolismo é o principal mecanismo para manter a homeostasia durante a exposição dos organismos aos xenobióticos. O equilíbrio das taxas de absorção e eliminação dos xenobióticos tem um papel importante na prevenção de danos no DNA, provocados por carcinógenos químicos. Sendo assim, a habilidade de metabolizar e eliminar os xenobióticos pode ser considerada uma das primeiras linhas de defesa dos organismos. Variações no metabolismo individual têm sido relacionadas aos polimorfismos enzimáticos, envolvidos na ativação e desintoxicação de carcinógenos químicos. Neste trabalho, é realizada uma revisão da literatura contemporânea sobre os polimorfismos genéticos envolvidos no metabolismo de desreguladores endócrinos, potencialmente associados ao desenvolvimento do câncer.

Keywords : Neoplasias; Polimorfismos (Genética); Xenobióticos; Desreguladores Endócrinos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )