SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2On the rumors about the silent spring: review of the scientific evidence linking occupational and environmental pesticide exposure to endocrine disruption health effects author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

HATAGIMA, Ana. Polimorfismos genéticos e metabolismo dos desreguladores endócrinos na suscetibilidade ao câncer. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.2, pp. 357-377. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000200002.

Estudos epidemiológicos estimam que cerca de 80% dos cânceres estão relacionados a fatores ambientais. A suscetibilidade individual ao câncer pode resultar de vários fatores relacionados ao metabolismo de xenobióticos, reparo do DNA, expressão de genes supressores de tumor e protoncogenes e estado nutricional. O metabolismo é o principal mecanismo para manter a homeostasia durante a exposição dos organismos aos xenobióticos. O equilíbrio das taxas de absorção e eliminação dos xenobióticos tem um papel importante na prevenção de danos no DNA, provocados por carcinógenos químicos. Sendo assim, a habilidade de metabolizar e eliminar os xenobióticos pode ser considerada uma das primeiras linhas de defesa dos organismos. Variações no metabolismo individual têm sido relacionadas aos polimorfismos enzimáticos, envolvidos na ativação e desintoxicação de carcinógenos químicos. Neste trabalho, é realizada uma revisão da literatura contemporânea sobre os polimorfismos genéticos envolvidos no metabolismo de desreguladores endócrinos, potencialmente associados ao desenvolvimento do câncer.

Keywords : Neoplasias; Polimorfismos (Genética); Xenobióticos; Desreguladores Endócrinos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English