SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Endocrine disruptors and congenital anomaliesHuman reproductive system disturbances and pesticide exposure in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

JARRELL, John. Justificativa para o estudo da razão de masculinidade em seres humanos através de inquéritos populacionais em ambientes poluídos. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.2, pp. 429-434. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000200007.

A razão secundária de masculinidade em seres humanos continua suscitando bastante interesse. Em diversos países foi levantada a hipótese do papel da exposição química ambiental nas alterações associadas à razão de masculinidade. Tal efeito é sugerido, pelo menos teoricamente, pela observação de que o citrato de clomifene, droga utilizada no tratamento da infertilidade, com potentes propriedades estrogênicas e anti-estrogênicas, tem efeitos profundos sobre a razão de masculinidade, resultando no nascimento de uma proporção significativamente menor de machos. Utilizando um modelo causal baseado na identificação clínica de uma metodologia de efeito farmacológico adverso, pode-se melhorar a objetividade da avaliação da exposição ambiental significativa sobre esse desfecho reprodutivo em seres humanos.

Keywords : Razão de Masculinidade; Reprodução; Infertilidade; Desreguladores Endócrinos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English