SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Rationale for the study of the human sex ratio in population studies of polluted environmentsFood consumption and adipose tissue DDT levels in Mexican women author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

KOIFMAN, Sergio; KOIFMAN, Rosalina Jorge  and  MEYER, Armando. Distúrbios do sistema reprodutivo humano e exposição a pesticidas no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.2, pp. 435-445. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000200008.

A observação de distúrbios reprodutivos em seres humanos e na vida animal tem sido relatada em diferentes países na última década, sendo apontada como possível explicação para tal fenômeno, a exposição a diversas substâncias químicas com possível interferência no sistema endócrino, incluindo pesticidas. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo epidemiológico, com delineamento ecológico explorando dados de exposição a pesticidas durante os anos oitenta, em estados brasileiros selecionados e distúrbios reprodutivos observados nos anos noventa. Foram obtidos coeficientes de correlação de Pearson entre o volume de vendas de pesticidas em onze estados brasileiros em 1985 e indicadores diretos ou substitutos da ocorrência de distúrbios reprodutivos nas mesmas localidades. Coeficientes de correlação moderados e elevados foram observados para a maioria dos indicadores dos desfechos analisados; infertilidade e câncer do testículo, mama, próstata e ovário. Apesar das limitações inerentes aos estudos ecológicos quanto ao estabelecimento de relações de causa-efeito, os resultados observados estão em concordância com as evidências, apoiando uma possível associação entre a exposição a pesticidas e os distúrbios reprodutivos analisados.

Keywords : Análise Fatorial; Praguicidas; Infertilidade; Neoplasias; Desreguladores Endócrinos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English