SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Food consumption and adipose tissue DDT levels in Mexican womenOccurrence of imposex in Thais haemastoma: possible evidence of environmental contamination derived from organotin compounds in Rio de Janeiro and Fortaleza, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GREGORASZCZUK, Ewa L.. Exposição à dioxina e atividade hormonal reprodutiva porcina. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.2, pp.453-462. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000200010.

Para caracterizar a ação da 2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxina (TCDD) durante as fases folicular e lútea do ciclo ovariano, o efeito direto da TCDD foi investigado in vitro, utilizando um sistema de cultura celular primária de camada única. Células da granulosa e teca foram coletadas a partir de folículos pré-ovulatórios e cultivadas de forma combinada, simulando folículos in vivo. As células lúteas foram isoladas do corpo lúteo durante a fase lútea média. Em ambos casos as células foram isoladas dos ovários de animais que exibiam um ciclo natural do estro. Os resultados sugerem que a TCDD diminui, de maneira dose-dependente, a secreção de estradiol pelas células foliculares e de progesterona pelas células lúteas. Foi demonstrado que a TCDD altera a esteroidogênese através da sua influência sobre a atividade enzimática envolvida na cascata de biossíntese de esteróides. Nas células lúteas, a ação da TCDD é mediada via o receptor de hidrocarboneto aromático (AhR), provavelmente de maneira independente da estimulação dos receptores de estrogênio (ER). Os disruptores endócrinos que interferem com a produção folicular de estradiol podem agir como disruptores ovarianos; ao interferir com a produção de progesterona pelas células lúteas, podem agir como abortivos.

Keywords : Dioxinas; Hormônios; Desreguladores Endócrinos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )