SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Dioxin exposure and porcine reproductive hormonal activityOrganic micropollutants on river sediments from Rio de Janeiro State, Southeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FERNANDEZ, Marcos Antonio et al. Ocorrência de imposex em Thais haemastoma: possíveis evidências de contaminação ambiental por compostos organotínicos no Rio de Janeiro e em Fortaleza, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.2, pp. 463-476. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000200011.

Existem evidências de que a utilização amplamente disseminada de compostos organoestânicos (TBT e TPT) como antiincrustantes, estabilizadores em plásticos e como pesticidas tenha afetado severamente diversas espécies de organismos marinhos. O mais característico efeito do TBT e do TPT como desreguladores endócrinos é o desenvolvimento de caracteres sexuais masculinos em fêmeas de gastrópodos, conhecido como imposex. Esta síndrome pode levar à esterelização e morte dos organismos afetados. O presente trabalho apresenta uma vista geral ao estado atual do conhecimento sobre a ocorrência do imposex, e reporta os resultados de um estudo conduzido na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, e ao longo da costa de Fortaleza, no Ceará. Diferentes estágios de desenvolvimento do imposex foram verificados neste estudo, os mais proeminentes parecendo associados às fontes pontuais locais conhecidas de TBT e TPT.

Keywords : Compostos Orgânicos de Estanho; Thais haemastoma; Imposex; Desreguladores Endócrinos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English