SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Organizational and activational effects of estrogenic endocrine disrupting chemicalsHealth surveillance and endocrine disruptors author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COELHO, Antonio Jorge Molinário. Desreguladores endócrinos e materiais dentários: implicações para a saúde decorrentes de sua utilização no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.2, pp. 505-509. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000200015.

Neste trabalho são analisadas as tendências históricas observadas, no plano internacional, quanto ao emprego das diferentes modalidades de materiais dentários na prática odontológica. São especificados as propriedades químicas de seus constituintes e os efeitos adversos potenciais e observados em pacientes e técnicos de prótese, decorrentes da exposição ocupacional a metais diversos como o berílio, usado na confecção de ligas metálicas. Posteriormente, se analisa a transformação observada na prática odontológica, a partir da década de sessenta, com a introdução crescente de diversos produtos (cimentos resinosos, cimentos de ionômero, materiais restauradores estéticos, resinas, cimentos endodônticos, entre outros) à base do composto bisfenol A, com estrutura química apresentando similaridades aos hormônios estrogênicos. O trabalho destaca o possível efeito no Brasil, decorrente do amplo emprego desses materiais em pacientes de ambos os sexos e todas as faixas etárias, bem como em profissionais de saúde com exposição ocupacional aos produtos contendo bisfenol A, considerando as características demográficas e da força de trabalho contemporânea exercendo a prática odontológica no país.

Keywords : Materiais Dentários; Exposição Ocupacional; Desreguladores Endócrinos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English