SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue6Homicides among teenagers in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul State, Brazil: vulnerability, susceptibility, and gender culturesEvaluation of the residual effect of temephos on Aedes aegypti (Diptera, Culicidae) larvae in artificial containers in Manaus, Amazonas State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

HADAD, Salime; FRANCA, Elisabeth  and  UCHOA, Elizabeth. Mortes infantis por causas evitáveis e qualidade dos serviços de saúde: um estudo da percepção materna da doença e do atendimento à criança doente. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1519-1527. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000600004.

Neste trabalho foi analisado, através de metodologia qualitativa, o discurso de mães moradoras da Região Metropolitana de Belo Horizonte que perderam seus filhos por causas consideradas evitáveis (diarréia, desnutrição e pneumonia), buscando investigar os fatores associados à utilização dos serviços de saúde. Foi observado que a identificação da doença pela mãe está relacionada à percepção de alterações específicas no estado de saúde da criança. A análise de cada alteração permitiu conhecer as principais características atribuídas a cada uma e sua relação com a procura de tratamento. Também foi estudada a avaliação das mães sobre o atendimento recebido nos serviços de saúde, sendo informado em 43,0% dos casos, problemas relacionados à estrutura dos serviços de saúde e ao profissional do serviço de saúde. Em 46,0% dos casos, as mães relacionaram a causa da morte da criança com as falhas do serviço de saúde. Há no grupo estudado um variado conjunto de interpretações de doenças distinto, muitas vezes, dos conceitos biomédicos. O desconhecimento e/ou desvalorização da percepção materna da doença, com ausência de comunicação dos profissionais de saúde com a família da criança doente tiveram influência sobre o óbito.

Keywords : Mortalidade Pós-Neonatal; Cuidados Médicos; Qualidade da Assistência à Saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English