SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue6Emerging and reemerging rickettsiosis in an endemic area of Minas Gerais State, BrazilSexuality of women living with HIV/AIDS in São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVA, Rosimar Lima Brandão; BARRA, Cristina Maria; MONTEIRO, Teófilo Carlos do Nascimento  and  BRILHANTE, Ogenis Magno. Estudo da contaminação de poços rasos por combustíveis orgânicos e possíveis conseqüências para a saúde pública no Município de Itaguaí, Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1599-1607. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000600014.

A contaminação de águas subterrâneas por combustível derivado de petróleo tem sido objeto de crescente pesquisa no Brasil. Os compostos benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos (BTEX), presentes nesses combustíveis, são extremamente tóxicos à saúde humana e podem inviabilizar a exploração de aqüíferos por eles contaminados. Neste trabalho, foi feita uma avaliação da qualidade da água de poço de algumas residências do Bairro Brisa Mar, Itaguaí, Rio de Janeiro, quanto à presença dos micropoluentes BTEX após dois anos da ocorrência de um vazamento de gasolina do tanque de armazenamento de combustível. Os resultados mostraram que dos dez poços avaliados, apenas dois encontram-se com valores de BTEX acima do recomendado pela Portaria 1.469/2000 do Ministério de Saúde, em que o teor máximo permitido para o benzeno é de 5µg.L-1. Em quatro poços há contaminação por nitrato, que é responsável pela indução da metemoglobinemia. Foram estudados também os possíveis mecanismos de atenuação natural (biodegradação intrínseca) envolvendo os aceptores de elétron.

Keywords : Poluição da Água; Indicadores de Contaminação; Contaminação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese