SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue6Dialogue and participation in a local health council in the State of Santa Catarina, BrazilCommunity-based health workers: building the identity of this hybrid, polyphonic character author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

GAZZINELLI, Maria Flávia; GAZZINELLI, Andréa; SANTOS, Regiane Veloso  and  GONCALVES, Luiz Alberto Oliveira. A interdição da doença: uma construção cultural da esquistossomose em área endêmica, Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1629-1638. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000600017.

Desenvolvido em uma área endêmica em esquistossomose, zona rural de Minas Gerais, Brasil, este estudo pretendeu analisar a relação entre um Programa de Educação Ambiental e Saúde, e a postura dos sujeitos frente aos ambientes e à doença. O programa de educação implementado, destinou-se a professores e alunos da escola estadual do lugarejo de Boa União. Pautou-se em um importante dispositivo diferencial com relação aos programas mais usuais neste campo educacional, ao buscar uma perspectiva não puramente instrumental e cognitiva de conhecimento da realidade e da doença, mas uma abordagem na qual os sujeitos são levados a indagar e investigar juntos as suas percepções da realidade, dos ambientes e da doença. Ficou demonstrado que é a partir do conhecimento e reflexão acerca da experiência dos sujeitos com os ambientes e com a doença, experiência entendida aqui como campo onde se entrecruzam representações e práticas, aspectos objetivos e subjetivos, o racional e o empírico, que se obtém o confronto e ruptura cognitivos indispensáveis a uma mudança de postura dos sujeitos.

Keywords : Educação em Saúde; Educação Ambiental; Esquistossomose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese