SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue6The Chagas Disease Control Program of the São Paulo State: the contribution of serology to the epidemiological investigation of triatomine-infested domiciliary units during the 1990sRelationship between water supply, sanitation, public health, and environment: elements for the formulation of a sanitary infrastructure planning model author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

HOBEIKA, João Daniel et al. A histerectomia simples realizada no menacme e a densidade mineral óssea da mulher na pós-menopausa. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1705-1712. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000600025.

O objetivo foi avaliar a densidade mineral óssea de mulheres na pós-menopausa, com o antecedente de histerectomia com conservação ovariana bilateral, realizada no menacme, comparadas a um grupo de mulheres com menopausa natural, não histerectomizadas. Tratou-se de um estudo de corte transversal, com trinta mulheres na pós-menopausa e histerectomizadas no menacme e 102 mulheres menopausadas naturalmente, comparando-se as respectivas densitometrias ósseas, em nível do fêmur e coluna lombar. A análise mostrou que as variáveis idade e índice de massa corporal estavam fortemente associadas à densidade mineral óssea do fêmur e da coluna lombar, sendo o índice de massa corporal diretamente e a idade inversamente associados. Posteriormente, as trinta mulheres histerectomizadas, foram pareadas por idade e índice de massa corporal, com trinta mulheres não-histerectomizadas, não apresentando diferenças estatisticamente significantes da densidade mineral óssea. Esses resultados sugerem que a histerectomia com conservação ovariana bilateral, realizada em mulheres no menacme, não parece ocasionar redução adicional da massa óssea, quando avaliadas na pós-menopausa.

Keywords : Densitometria; Ovários; Osteoporose; Menopausa; Histerectomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese