SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue6Pre-menopausal simple hysterectomy and post-menopausal female bone mineral densityInfant mortality estimation in Brazil: what do Ministry of Health data on deaths and live births say? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SOARES, Sérgio R. A.; BERNARDES, Ricardo S.  and  CORDEIRO NETTO, Oscar de M.. Relações entre saneamento, saúde pública e meio ambiente: elementos para formulação de um modelo de planejamento em saneamento. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1713-1724. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000600026.

A compreensão das relações entre saneamento, saúde pública e meio ambiente revela-se um pressuposto fundamental para o planejamento de sistemas de saneamento em centros urbanos. Nesse sentido, o presente artigo objetiva propor elementos para o desenvolvimento de um modelo de planejamento em saneamento, a partir de um levantamento histórico das questões ambientais e de saúde incorporadas pelo setor, de uma análise dos marcos conceituais da relação saúde e saneamento, e de uma sistematização dos diversos efeitos da implementação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no meio ambiente e na saúde pública. A avaliação desses efeitos deve garantir a análise correta das possíveis alternativas, tanto do ponto de vista dos objetivos ambientais, quanto dos de saúde pública (objeto primordial do saneamento), de modo a apontar o direcionamento mais adequado das ações. A proposta de sistematização dos efeitos das ações de saneamento em cada fase de sua implementação, realizada neste trabalho, constitui-se em um avanço, no sentido de reunir elementos fundamentais para a formulação de um modelo de planejamento em saneamento.

Keywords : Saneamento; Planejamento; Meio Ambiente e Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese