SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue6Infant mortality estimation in Brazil: what do Ministry of Health data on deaths and live births say?Assessment of the food list and serving size of a Food Frequency Questionnaire in an adult population author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FELISBERTO, Eronildo; CARVALHO, Eduardo Freese de; MAGGI, Ruben Schindler  and  SAMICO, Isabella. Avaliação do processo de implantação da estratégia da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância no Programa Saúde da Família, no Estado de Pernambuco, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1737-1745. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000600028.

Estudo avaliativo que procura definir os determinantes contextuais do grau de implantação da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância, no estado de Pernambuco. Selecionou-se 33 unidades do Programa Saúde da Família, de dez municípios. Para definir o grau de implantação, utilizou-se um sistema de escores específico e os indicadores de processo normatizados pela estratégia, classificando os municípios nos níveis Crítico, Insatisfatório e Aceitável. Os municípios, com uma exceção, apresentaram nível aceitável em relação à estrutura. Quanto à avaliação do processo, dois receberam uma visita de seguimento e os escores encontraram-se no nível insatisfatório. Quatro receberam duas visitas, com um deles classificado no nível insatisfatório no 2o seguimento e outro apresentando nível crítico no 1o seguimento. Em quatro municípios que receberam três visitas, um obteve escores no nível insatisfatório nas três avaliações. Observa-se que quatro municípios atingiram escores médios, que os classificam no nível insatisfatório quando se consideram as médias dos escores obtidos nas 3 visitas de seguimento. Não foi encontrada associação entre contexto organizacional e os graus de implantação.

Keywords : Bem-Estar da Criança; Programa Saúde da Família; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese