SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue6Mutations in the methylene-tetrahydrofolate reductase gene and Down syndromeCensus of hospitalized patients in a psychiatric institution of Rio de Janeiro State: preliminary data author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ACEDO, Maria Júlia; COSTA, Vânia Aparecida da; POLIMENO, Newton Carlos  and  BERTUZZO, Carmen Sílvia. Programa comunitário de hemoglobinopatias: abordagem populacional a partir de doadores de sangue de Bragança Paulista, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1799-1802. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000600036.

A alta freqüência de heterozigotos e a gravidade clínica dos homozigotos sempre encorajaram os programas de triagem populacional das hemoglobinopatias hereditárias. Os programas comunitários das hemoglobinopatias admitem diferentes formas de abordagem populacional: recém-nascidos, estudantes, gestantes, militares, doadores de sangue, recrutas, entre outros. O presente estudo, tem por objetivo avaliar a comunidade de Bragança Paulista pela abordagem dos doadores de sangue e comparar com os resultados encontrados pela abordagem por meio dos estudantes, feita anteriormente nessa mesma cidade. O estudo foi realizado em 1.846 doadores voluntários de sangue, no período de outubro de 1998 até abril de 1999, no Hemonúcleo da Universidade São Francisco na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo. Dos 1.846 doadores analisados, encontramos 31 portadores de hemoglobinopatias (1,68%). Esse índice é extremamente próximo do encontrado pela análise dos estudantes, mostrando que os dois meios de abordagem são similares em termos de detecção de hemoglobinopatias, mas o método de doadores de sangue é mais viável em termos práticos.

Keywords : Hemoglobinopatias; Doadores de Sangue; Genética; Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese