SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue6Census of hospitalized patients in a psychiatric institution of Rio de Janeiro State: preliminary dataSeasonal distribution of malaria vectors in Machadinho d'Oeste, Rondônia State, Amazon Region, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MOURA, Escolástica Rejane Ferreira  and  SOUSA, Rosiléa Alves de. Educação em saúde reprodutiva: proposta ou realidade do Programa Saúde da Família?. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1809-1811. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2002000600038.

Considerando nossas percepções, enquanto supervisores de unidades primárias de saúde, no Ceará, de que há baixa oferta das ações de educação em saúde, como parte das atividades do Programa Saúde da Família (PSF), buscou-se investigar suas causas, bem como identificar as falhas no desenvolvimento dessas ações. Aplicou-se a entrevista e a observação participante como método de pesquisa. Detectou-se como causas do déficit das práticas educativas, a desorganização da demanda, a insuficiciente cobertura da população por equipes de PSF, a resistência dos profissionais e da população às ações educativas, a ausência de área física adequada para a realização das ações e escassez de material de apoio. Quanto às falhas no decorrer das atividades, identificou-se: pouca troca de experiências entre os participantes; orientação pouco direcionada às necessidades do grupo; uso freqüente de linguagem científica; repasse de informações desatualizadas e utilização inadequada do material de apoio. Conclui-se ser necessária a atualização dos profissionais de saúde, assim como uma disponibilização maior de recursos físicos e de material de apoio, para que a educação em saúde reprodutiva seja uma realidade no PSF.

Keywords : Educação em Saúde; Programa Saúde da Família; Medicina Reprodutiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese