SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Drugs and health in the Brazilian press: an analysis of articles published in newspapers and magazinesHuman rabies transmitted by dogs: risk areas in Minas Gerais, Brazil, 1991-1999 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CRUZ, Marly Marques da; TOLEDO, Luciano Medeiros de  and  SANTOS, Elizabeth Moreira dos. O sistema de informação de AIDS do Município do Rio de Janeiro: suas limitações e potencialidades enquanto instrumento da vigilância epidemiológica. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 81-89. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100009.

O estudo faz uma reflexão acerca do sistema de informação de AIDS, dando visibilidade às potencialidades e limitações deste sistema no contexto atual da epidemia e numa perspectiva mais ampliada de vigilância epidemiológica. Buscou-se fazer uma descrição do sistema, considerando seus diversos componentes. Além disso, tratou-se do resultado referente ao levantamento nas fichas de notificação/investigação de AIDS no período de 1985 a 1995, e, em uma atualização da base de dados como contribuição para a qualidade do sistema. Os resultados mostraram melhora na consistência do banco de dados de AIDS, em particular das variáveis: ocupação, bairro, escolaridade e categoria de exposição, embora tenham sido identificadas limitações concretas na concepção e na estrutura do sistema para dar conta da complexidade e heterogeneidade da vigilância da AIDS. Daí ter sido apontada a necessidade de estruturação de um eficiente sistema de vigilância do HIV/AIDS, tomando-se como referência os indicadores epidemiológicos direcionados ao monitoramento e à avaliação mediante acompanhamento das mudanças no padrão epidemiológico, como da análise do impacto na morbi-mortalidade decorrente do acesso a formas mais eficientes de prevenção, aos novos tratamentos e terapêuticas.

Keywords : Sistemas de Informação; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Vigilância Epidemiológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese