SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Occupational injuries treated in an emergency roomKnowledge about STD/AIDS and sexual behavior among high school students in Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

AQUINO, Dorlene Maria Cardoso de; SANTOS, João Souza  and  COSTA, Jackson Maurício Lopes. Avaliação do programa de controle da hanseníase em um município hiperendêmico do Estado do Maranhão, Brasil, 1991-1995. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 119-125. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100013.

Estudo descritivo, objetivando avaliar o programa de controle da hanseníase do Município de Buriticupu, Maranhão. Foram analisados 214 prontuários de pacientes portadores das diversas formas clínicas de hanseníase, atendidos na unidade de saúde da Universidade Federal do Maranhão, localizada no referido município. A população de estudo foi constituída de 110 casos de hanseníase das formas paucibacilares (PB) e 104 das formas multibacilares (MB) registrados no período de janeiro de 1991 a dezembro de 1995. As informações referentes à forma clínica, número de contatos registrados, examinados e avaliados, grau de incapacidade no início e final do tratamento e situação de registro, foram coletadas num formulário específico. A análise dos resultados foi baseada nos parâmetros dos indicadores operacionais definidos pelo Ministério da Saúde. Houve um discreto predomínio da forma PB da doença. Observou-se baixos percentuais em relação aos pacientes com grau de incapacidade física avaliada no início e final do tratamento, a alta por cura e contatos examinados. O percentual de abandono foi elevado. O programa foi considerado "precário" em todos os indicadores utilizados para o estudo.

Keywords : Leprosy; Controle de Doenças Transmissíveis; Epidemiologia Descritiva; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese