SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Changes in plasma zinc and folic acid concentrations in pregnant adolescents submitted to different supplementation regimensReproductive autonomy: a case study on deafness author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MOREIRA, Marcelo Rasga; CRUZ NETO, Otavio  and  SUCENA, Luiz Fernando Mazzei. Um olhar sobre condições de vida: mortalidade de crianças e adolescentes residentes em Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 161-173. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100018.

Neste artigo são investigados, com base nos dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), os óbitos de crianças e adolescentes residentes em Manguinhos, no período 1996 a 2000, tendo como objetivo apurar suas principais características e relacionar determinados aspectos da mortalidade às condições locais de vida. Bairro da zona suburbana no Município do Rio de Janeiro, onde está instalado o campus principal da Fundação Oswaldo Cruz, Manguinhos é formado por 12 "comunidades", nas quais pontificam a pobreza, a exclusão social, o tráfico de drogas e a violência estrutural. Conscientes de tais situações e do potencial cultural, social e econômico da população de Manguinhos, os autores partem da premissa teórico-prática de que as condições de vida influenciaram bastante na morte daqueles cidadãos. Assim, o estudo desses eventos fatais possibilita a elucidação de questões e problemas que devem ser incluídos nas agendas e fóruns, tanto dos projetos de promoção da saúde, quanto do poder público municipal, estadual e federal, a fim de serem devidamente enfrentados no âmbito das políticas públicas.

Keywords : Mortalidade; Condições de Vida; Saúde da Criança; Adolescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese