SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Mercury exposure among Pakaanóva Indians, Amazon Region, BrazilShift in demand for childbirth services from rural Sergipe State to the capital city, Aracaju, Brazil, 1970-1996 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DUARTE, Graciana Alves et al. Participação masculina no uso de métodos contraceptivos. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 207-216. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100023.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de métodos contraceptivos com participação masculina numa amostra de homens unidos e identificar variáveis que pudessem estar associadas a esta conduta. Trata-se de uma análise de dados secundários cujo tamanho amostral foi calculado em 174 homens que usavam métodos de participação masculina. Utilizou-se o teste qui-quadrado, para avaliar as associações das variáveis dependentes com as independentes, e a análise múltipla por regressão logística. Cerca de 38% dos entrevistados usavam algum contraceptivo de participação masculina. O maior grau de escolaridade relacionou-se ao uso de algum método de participação masculina, de preservativo (condom)e vasectomia. Levando-se em conta as características da amostra, considerou-se a possibilidade de concretizarem-se, na sociedade brasileira, mudanças importantes na perspectiva masculina quanto à contracepção. Para viabilizar tais mudanças, evidenciou-se a necessidade de investir na educação de homens e mulheres, uma vez que esta se apresentou como um divisor de águas no equilíbrio das relações de gênero.

Keywords : Anticoncepção; Participação Masculina; Relações entre Gêneros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese