SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Shift in demand for childbirth services from rural Sergipe State to the capital city, Aracaju, Brazil, 1970-1996Polarization of dental caries in a Brazilian city without fluoridated water author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

JUNQUEIRA, Maria de Fátima Pinheiro da Silva  and  DESLANDES, Suely Ferreira. Resiliência e maus-tratos à criança. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 227-235. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000100025.

O artigo propõe discutir o conceito de resiliência a partir de uma revisão crítica. Foram priorizados textos produzidos por órgãos que têm um papel direcionador no campo da saúde da criança e do adolescente (OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde; ASBRA - Associação Brasileira de Adolescência). Discute-se as principais definições de resiliência. São debatidas as contribuições e limitações das leituras vigentes. Debate-se ainda, as possibilidades conceituais e operativas da resiliência frente às situações de maus-tratos contra criança e adolescente, tomando o exemplo do abuso sexual intrafamiliar. Conclui-se que o conceito de resiliência apresenta polarizações em torno de certos eixos: "adaptação/superação", "inato/adquirido", "permanente/circunstancial". Contudo, ele aponta para um ponto comum: a singularidade e a delicadeza das relações microssociais de promoção em saúde.

Keywords : Maus-Tratos Infantis; Maus-Tratos Sexuais Infantis; Saúde Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese